Tempo de leitura: 2 minutos
Se você já tem um negócio faz algum tempo, ou já andou pesquisando sobre estratégias de marketing digital, você provavelmente já deve ter lido o termo “lead” em algum lugar. Nesse post, você vai saber exatamente do que se trata esse termo, e como os leads podem ajudar no seu negócio.
- Primeiramente, o que é um lead?
O lead é uma pessoa que demonstra algum interesse sobre aquilo que você está falando, alguém que se interessa pelo seu conteúdo. Essa pessoa vai fornecer alguns dados para a empresa de interesse, e a partir desse momento é que ela se torna um lead.
Com esse lead em mãos, é possível fazer um esforço de vendas para que ele se torne um cliente, oferecendo seus produtos ou serviços, aliados àquele conteúdo pelo qual ele já demonstrou interesse anteriormente.
- Como conseguir um lead?
Como dito anteriormente, o lead é alguém que se importa pelo conteúdo que a empresa apresenta, então é preciso dar alguma coisa pelo qual a pessoa iria se importar.
Se uma empresa de calçados tem por exemplo um blog onde faz postagens sobre o mundo da moda e seus produtos, alguém pode acabar se interessando bastante e não querer perder nem sequer uma das matérias desse blog, e para isso, essa pessoa decide assinar uma newsletter. Para assinar essa newsletter, a pessoa precisa deixar alguns dados para contato, e então, se tornar um lead.
Outro exemplo são os e-books, que têm se tornado bastante comuns hoje em dia. O e-book é um material que possui um conhecimento, ou algo que desperta o desejo no público, que se dispõe então a dar algumas informações em troca desse material.
Além dessas ferramentas temos várias outras, e inclusive até mesmo as redes sociais podem ser grandes geradoras de leads.
- Tenho alguns leads, e agora?
Ter leads por si só não é algo muito útil, o útil é o que você pode fazer com eles.
Cada lead é diferente, e deve ser analisado afim de descobrir se é ou não é uma oportunidade. Identificados os leads que têm um bom potencial para se tornarem clientes, só cabe a você ou sua equipe de marketing e de vendas fazer esse esforço de venda.
Vale destacar que leads não são clientes certos e que eles podem acabar por não converter, mas têm um potencial muito maior de conversão do que aqueles que nunca ouviram falar de sua empresa. O ideal, é aplicar o funil de vendas na captação e qualificação destes contatos “leads”.
Esse post foi útil? Gostaria de nos sugerir um tópico? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários, e compartilhe essa postagem com alguém que pode se interessar também!
Link permanente
Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!
Link permanente
Olá, Rodrigo!
Ficamos felizes em saber que o conteúdo tem sido proveitoso. Sinta-se a vontade para divulgar a outras pessoas.
Forte abraço. =)