O QUE SÃO LEADS, E PORQUE ELES SÃO IMPORTANTES

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você já tem um negócio faz algum tempo, ou já andou pesquisando sobre estratégias de marketing digital, você provavelmente já deve ter lido o termo “lead” em algum lugar. Nesse post, você vai saber exatamente do que se trata esse termo, e como os leads podem ajudar no seu negócio.

  •  Primeiramente, o que é um lead?

O lead é uma pessoa que demonstra algum interesse sobre aquilo que você está falando, alguém que se interessa pelo seu conteúdo. Essa pessoa vai fornecer alguns dados para a empresa de interesse, e a partir desse momento é que ela se torna um lead.

Com esse lead em mãos, é possível fazer um esforço de vendas para que ele se torne um cliente, oferecendo seus produtos ou serviços, aliados àquele conteúdo pelo qual ele já demonstrou interesse anteriormente.

  • Como conseguir um lead?

Como dito anteriormente, o lead é alguém que se importa pelo conteúdo que a empresa apresenta, então é preciso dar alguma coisa pelo qual a pessoa iria se importar.

Se uma empresa de calçados tem por exemplo um blog onde faz postagens sobre o mundo da moda e seus produtos, alguém pode acabar se interessando bastante e não querer perder nem sequer uma das matérias desse blog, e para isso, essa pessoa decide assinar uma newsletter. Para assinar essa newsletter, a pessoa precisa deixar alguns dados para contato, e então, se tornar um lead.

Outro exemplo são os e-books, que têm se tornado bastante comuns hoje em dia. O e-book é um material que possui um conhecimento, ou algo que desperta o desejo no público, que se dispõe então a dar algumas informações em troca desse material.

Além dessas ferramentas temos várias outras, e inclusive até mesmo as redes sociais podem ser grandes geradoras de leads.

  • Tenho alguns leads, e agora?

Ter leads por si só não é algo muito útil, o útil é o que você pode fazer com eles.

Cada lead é diferente, e deve ser analisado afim de descobrir se é ou não é uma oportunidade. Identificados os leads que têm um bom potencial para se tornarem clientes, só cabe a você ou sua equipe de marketing e de vendas fazer esse esforço de venda.

Vale destacar que leads não são clientes certos e que eles podem acabar por não converter, mas têm um potencial muito maior de conversão do que aqueles que nunca ouviram falar de sua empresa. O ideal, é aplicar o funil de vendas na captação e qualificação destes contatos “leads”.

 

Esse post foi útil? Gostaria de nos sugerir um tópico? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários, e compartilhe essa postagem com alguém que pode se interessar também!

2 Comentários


  1. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

    Responder

    1. Olá, Rodrigo!
      Ficamos felizes em saber que o conteúdo tem sido proveitoso. Sinta-se a vontade para divulgar a outras pessoas.
      Forte abraço. =)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *