DESCONTO: QUANDO VALE A PENA OFERECER?

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Dar descontos no e-commerce é uma forma de gerar vendas, ou só desvaloriza a sua marca?

Essa é uma pergunta pertinente e que faz muitas pessoas ficarem na dúvida mesmo.

Então afinal, qual a resposta para ela?

Talvez você se chateie, mas a resposta é: depende.

Mas depende de que?

Depende principalmente do seu objetivo, do propósito pelo qual você está oferecendo esse desconto.

Sem planejamento, você está oferecendo um produto com desconto apenas por oferecer. E o que isso causa?

Causa uma desvalorização desse produto, da marca dele, de sua loja.

Isso por que o cliente pensa, mesmo que involuntariamente, que esse produto não tem qualidade e por isso precisa se vender na base do desconto.

Nesse caso ela está olhando para uma vantagem que terá, e não no valor real do seu produto.

Qual a alternativa então para o desconto?

Nesse caso, vale muito mais a pena mostrar que seu produto vale aquilo que é cobrado por ele.

Você vende canecas que são de um material mais resistente que o normal? Mostre isso para o cliente!

Talvez o cliente não esteja disposto a pagar 50 reais em uma caneca comum, mas em uma caneca incrivelmente resistente? Talvez ele esteja sim.

Ofereça benefício e mostre o valor ao invés de desconto.

Quando vale a pena então?

Existem alguns casos específicos em que dar desconto pode ser uma boa opção, e eles vêm normalmente de um planejamento e um objetivo.

Vamos supor que você identificou que vai precisar de um volume X de vendas em um período X de tempo.

Nesse caso pode valer a pena sim dar um desconto, já que você tem a necessidade de gerar um dinheiro a mais.

Mas isso só se você tiver tudo planejado e deixar claro para o cliente que essa é uma oportunidade rara. Use o princípio da escassez para mostrar que isso não é algo frequente.

Outro exemplo de quando é permitido usar descontos, é quando você precisa reduzir estoque.

Você tem aquele produto que está quase saindo de linha e está empacado no seu estoque?

Vale a pena então dar um desconto para que ele libere espaço para novidades e para seus Produtos Estrela.

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Um grande abraço!

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