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A internet facilitou diversos processos que antes ficavam restritos a certo grupo de pessoas. Seja o contato com pessoas que estão quilômetros de distância ou o acesso a diversas fontes de conhecimento, esta rede mundial de computadores mudou drasticamente nosso modo de viver em pouco tempo.
Um novo cenário…
Além disso, a internet também transformou o modo como as antigas mídias operavam: os rádios ainda existem, mas os podcasts surgiram; a televisão ainda está ali, porém o YouTubeapareceu e possui bilhões de visualizações diárias; os grandes jornais impressos desligaram suas prensas para publicaram seus textos online.
E a publicidade e o marketing? Estes se aproveitaram de todos as novas mídias que surgiram, como as redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outras. E cada uma destas redes sociais funcionam de um jeito, tem suas próprias regras, diretrizes e, o mais importante, seus próprios algoritmos.
Há pelo menos uns cinco ou quatro anos atrás, com a explosão de acesso e novos perfis no Facebook, por exemplo, muitas empresas não perderam tempo e foram logo marcando presença na plataforma. E isto funcionou, por um tempo.
O Algoritmo
Logo acima falamos que marcar presença nas redes sociais “funcionou, por um tempo”e isto significa que, hoje em dia, apenas ter um perfil ou página para sua empresa não adianta mais. Agora, as redes sociais funcionam baseadas num algoritmo que mostrará ao usuário aquilo que lhe é mais relevante.
Isto é, fazer postagens diárias de ofertas, promoções, longos textos e vídeos, não chamam mais a atenção das redes sociais e dos usuários como antes chamavam.
Por exemplo, o funcionamento do algoritmo do Facebook ainda não foi desvendado, mas alguns estudiosos do assunto já sabem que ele funciona baseado no comportamento do usuário e em seus interesses. Além disso, o algoritmo filtra as postagens apoiado em alguns quesitos, como:
- a gama de postagens disponíveis para serem mostradas;
- quem postou o conteúdo e o nível de relacionamento do usuário com a marca;
- o engajamento da rede de amigos do usuário com aquela postagem;
- o potencial de engajamento daquele post. Se o algoritmo entendeu que você prefere assistir vídeos do que ler textos, cada vez mais vídeos aparecerão em seu feed.
O Facebook é a principal plataforma de anúncios de redes sociais da atualidade. Investir em Facebook Ads hoje é inevitável para marcas que queiram ampliar o alcance, impactar mais pessoas e, claro, gerar negócios.
Algumas dicas
Bom, como já dito neste post é preciso conhecer alguns fatores antes sair fazendo qualquer publicação, como: persona (o público que compra no seu produto), horários de pico de acesso a sua página e a produção de conteúdos com qualidade. Tudo isso já bastaria para ter um engajamento razoável em suas publicações, mas não é assim que as coisas funcionam.
Então, vamos ao que interessa: como conseguir mais engajamento nas minhas postagens? Uma maneira fácil e que dá muito retorno é o uso do Facebook Ads e o impulsionamento de publicações.
Impulsionar uma publicação significa que mais pessoas a verão e possivelmente se engajarão com seu conteúdo. É uma forma de atrair um público diferente daquele que já seu cliente e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Conclusão
Percebeu como apenas ter uma página para seu negócio, hoje, não é suficiente? Feliz ou infelizmente, precisamos nos adequar as mudanças que a internet e as redes sociais proporcionam, se teimarmos em ficarmos no passado, não passaremos disso: um passado que ninguém fala sobre.
E se você está buscando formas de aumentar seu engajamento e precisa de planejamento para suas redes sociais, aqui na RP Soluções Web você tem a melhor opção para marketing digital.
E aí, gostou do texto? Se sim, compartilhe em suas redes sociais e não se esqueça de comentar o que achou. Até mais!