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O Google Trends ainda não é uma ferramenta muito conhecida, mas pode se tornar uma forte aliada para o seu negócio. Ela se trata de um compilado dos assuntos mais pesquisados nos sites de busca do Google (Google, Youtube e etc.) e pode ser filtrado por assuntos, regiões, período de tempo, entre outros. Separamos alguns exemplos para ficar mais claro, e para você saber como ela pode ajudar a melhorar suas vendas e o marketing de sua empresa.
- Possibilidade de verificar os períodos em que seu produto/serviço é mais procurado
O Google Trends possibilita que você saiba exatamente em quais horários, ou mesmo períodos do ano o seu negócio tem mais relevância no mercado, uma informação valiosa para que você não gaste sua verba de divulgação de forma errada.
Suponhamos que uma empresa de vestuário quer vender um novo modelo de blusa, e precisa fazer a divulgação da peça. Com essa ferramenta, é possível saber exatamente o momento em que o público está mais interessado em comprar esse tipo de produto.
Como mostrado na imagem, é melhor investir a verba publicitária nos períodos em que a busca pelo produto é maior (destacado em vermelho), e reduzir essa verba em períodos em que a busca é menor (destacado em azul)
- Verificar em quais regiões seu produto/serviço tem mais força
No Google Trends é possível saber em quais estados do Brasil a busca por um determinado produto/serviço é maior.
Voltando ao exemplo anterior, digamos que a empresa de vestuário planeja vender sua blusa nova na internet, e gostaria de saber quais estados se interessariam mais pelo produto. Através dessa ferramenta é possível obter esse dado, e com isso saber exatamente em quais estados investir sua verba de divulgação.
- Comparar termos buscados e saber para onde direcionar seu negócio
Com a ferramenta, é possível comparar a busca por produtos distintos, e Isso pode ajudar na hora de diversificar o seu negócio.
Voltemos novamente para a loja de vestuário. Ela está pensando se deve investir mais na venda de casacos ou de blusas. Através do Google Trends, ela pode fazer uma comparação sobre qual dos produtos é mais buscado, e com isso ter uma ideia do caminho a seguir. Na imagem de exemplo, podemos ver que a busca por blusas fica bastante acima da busca por casacos.
Vale a pena dizer que muitos outros fatores podem estar envolvidos na venda e no marketing de seu negócio. O Google Trends pode servir como um norte para suas pesquisas, mas é importante buscar outras informações que podem afetar o mercado.
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