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Você já ouviu falar sobre inbound e outbound marketing? Se você se interessa pelas áreas da publicidade e do marketing é muito provável que sim, mas caso você são saiba do que se trata, leia a matéria até o final que você vai entender direitinho.
Inbound e outbound marketing são “técnicas opostas” de se fazer marketing. O outbound é aquele comercial que passa na televisão na hora do intervalo, os spots de rádio, os popups que aparecem no seu navegador, enfim, toda comunicação direta com o potencial cliente, que tem por objetivo faze-lo comprar certo produto ou serviço. Já o inbound não corre atrás do cliente de forma tão descarada, pelo contrário, ele espera até que a pessoa manifeste algum desejo ou problema, e então sugere algum produto ou serviço de forma mais sutil, com o objetivo de saciar o possível consumidor.
Esses modelos são frequentemente comparados com a pesca. O inbound seria uma pesca com vara e anzol, onde você espera o peixe vir até você, para só então fisga-lo. Já o outbound seria como uma pesca com arpão, em que é necessário nadar atrás do peixe até conseguir pesca-lo. Essa comparação serve também para ilustrar o retorno de investimento (ROI) de cada um dos métodos, já que no inbound e na pesca com anzol, o retorno pode demorar mais para acontecer, diferente da pesca com arpão e o outbound.
Outra diferença entre os dois métodos, é a mensuração dos resultados. Com a internet, o inbound marketing vem ganhando cada vez mais espaço, e um dos motivos é a facilidade e a precisão no investimento. Nesse tipo de marketing, você sabe exatamente onde está gastando o seu dinheiro, já que ferramentas como Google Ads e Facebook Ads te oferecem esses dados de mão beijada. No outbound no entanto, essa mensuração é mais difícil e menos precisa.
A questão imediata ao saber das diferenças entre os dois é sempre a mesma: qual é a melhor estratégia? E para essa pergunta, a resposta quase sempre é: depende. Sem dúvida o inbound marketing vem ganhando muito espaço no mercado, mas diversas empresas ainda conseguem gerar muito lucro utilizando técnicas outbound. Cabe então ao empresário ponderar seus recursos, fazer testes, e pesquisar para saber qual será a opção que mais irá encaixar com seu modelo de negócio. Nessas horas, vale a pena se consultar com profissionais de marketing, ou contratar uma empresa terceirizada que já tenha experiência. Se sua atração foi pelo INBOUND MARKETING, nós podemos lhe orientar e realizar todo trabalho, poupando seu tempo. 😉
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