PRODUTO: VARIAR OU VENDER SEMPRE O MESMO?

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Vale mais a pena vender produtos variados, ou uma só variedade?

Essa dúvida é clássica principalmente de quem está começando no mundo do ecommerce.

Muita gente que pensa em começar a vender online, já pensa em vender para um nicho específico.

Até aí tudo bem. É realmente de suma importância começar a segmentar o seu público desde cedo.

No entanto após segmentar um público, a pessoa tenta vender centenas de variedades diferentes de produtos relacionados ao nicho de interesse desse público.

Essa é a melhor abordagem?

Olha, isso vai depender do pé em que seu negócio está, mas para os que estão começando ela provavelmente não é.

E por que não?

Vamos supor o seguinte.

Você começa um ecommerce e resolve vender 300 tipos diferentes de produto.

Para comprar essa variedade toda, você comprou apenas unidades de cada produto.

Aí então você abriu sua loja, começou a anunciar os produtos, fez suas campanhas e tudo mais.

Logos as vendas começaram a aparecer! Já existe encomenda para 4 unidades de um determinado produto, e parece que ele vai fazer bastante sucesso mesmo!

Mas e ai? Como você vende esses 4 se você tem apenas 3?

Você vai ter que sair correndo atrás do fornecedor para pedir mais, e por uma infelicidade ele já não tem o produto em questão.

Você mal tinha tempo para pedir o produto para seu fornecedor, e agora ainda tem que correr atrás de outro.

Isso vai demandar tempo, e um tempo que o consumidor não está disposto a esperar.

Você então atraiu uma quantidade boa de compradores, mas provavelmente vai perder a maioria deles nesse caso.

O que fazer então?

Quando começar um negócio, tente não investir em variedade, mas em quantidade.

Compre 20, 30 unidades de 10 produtos diferentes.

Isso vai te dar uma margem maior para imprevistos, além de possibilitar um estudo sobre os produtos de maior saída, para posteriormente ir adequando seu estoque a eles.

Se perceber que o produto X vendeu mais do que o Y, compre 40 produtos X na próxima leva e apenas 10 produtos Y.

Outro fator bastante importante é a facilidade de gerenciar esse estoque.

Uma variedade maior é muito mais difícil de ser gerenciada, o que possibilita erros humanos.

Falamos inclusive sobre dicas para melhorar seu gerenciamento de estoque nesse post.

Para finalizar, outro ponto determinante pelo qual essa estratégia é mais indicada no começo, é uma maior facilidade e menor gasto com a divulgação.

Ao invés de divulgar 300 produtos para que fiquem no topo das buscas, basta divulgar aqueles 10.

Isso te permite também uma melhor segmentação do público, te permite encontra-lo mais facilmente.

Portanto se você está pensando em começar seu negócio de vendas online, leve em consideração isso: quantidade é melhor que variedade no início.

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Um grande abraço!

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