POR QUE MUITOS E-COMMERCE NÃO DÃO CERTO?

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            A internet é uma incrível ferramenta que ainda está em expansão, mas que já tem nos proporcionado diversas maravilhas que facilitam nossa vida. Um dessas maravilhas é a possibilidade de fazer compras sem sair de casa e com alguns cliques, é o tal do e-commerce. Mas nem tudo são flores nessa área.


            O grande problema de muitos desenvolvedores do e-commerce é achar que seu trabalho acaba após o desenvolvimento da plataforma e que a partir dali, não há nada mais que possa ser feito, seja para melhorar, aprimorar ou impulsionar as vendas e o trabalho. Então, por que muitos e-commerce não dão certo?


            Aí vão algumas respostas a essa pergunta:

Sites nada favoráveis a experiência do usuário (UX):


            Segundo estudos, quando alguém está navegando pela internet e entra num site, ela tem um tempo de permanência na página inicial de 7 segundos. É ali que ela decidirá se continuará na plataforma ou migrará para outra.


            Um site de e-commerce mal desenvolvido, ou seja, que não possui uma usabilidade facilitada, que não respeita a experiência do usuário, possui problemas técnicos como uma barra de buscas que não funciona, links ou páginas que não levam a lugar nenhum, poluído de informações ou com um design ruim, provavelmente, tende a falhar.


            O usuário, seu possível cliente, precisa entrar no site do e-commerce e ter uma “intuição”, ou seja, ele sabe que se passar o mouse por cima da foto de um produto, ela ampliará para poder ver os detalhes. Além disso, a primeira impressão é sempre a que fica, não é mesmo? Seu e-commerce precisa ter um design moderno, com cores que combinam, fotos de qualidade do produto e bons descritivos.

O e-commerce certo, para as pessoas erradas


            Vamos supor que você seja vendedor de sabotes íntimos femininos que acabou de montar seu negócio digital, mas o público atingido majoritariamente são homens, adultos, entre 30 e 40 anos. Você acha que assim terá uma boa adesão de seus produtos?

            É aí que os profissionais da comunicação entram. Quando falamos de e-commerce também estamos falando de marketing digital: o grande responsável por cuidar da imagem da sua empresa e fazê-la ser conhecida. Mas para além disso, o marketing é responsável por elaborar pesquisas de público-alvo, ou seja, um breve questionário para conhecer o público que você está atingindo.

            No exemplo que demos, seu e-commerce não estaria dando muito certo, né? Mas no momento em que o marketing digital entrou em ação, as coisas podem ficar favoráveis ao seu negócio. Este setor de comunicação será responsável por alavancar suas vendas e trazer o público correto ao seu negócio, sendo assim, além de visibilidade você também terá adesão.

O e-commerce vende bem, mas não tem lucro


            Pois é, realmente existem empresas que passam por esse problema. Mas qual seria a causa? Um dos fatores pode ser uma atribuição errada de valor ao seu produto. Geralmente, as pessoas vão comprar pela internet pela faixa de preço ser mais barato se comparadas as compras presenciais. Mas você, empresário, precisa se atentar a isso.


            O e-commerce não tem alguns pontos que as lojas físicas possuem como vendedores e aluguel do espaço físico. Porém, existem outros pontos atribuídos ao negócio digital: local para estocagem, segurança digital (antihacking, antimalware, antifraudes, etc), o próprio marketing, contratos com distribuidoras, entre outros gastos.


            É por estes motivos que seu e-commerce precisa de um setor de operações administrativo que será responsável por controlar e calcular estes gastos dando a base para você valorizar seu produto.

Então…


            Quando e se você for montar uma empresa digital é melhor se atentar a esses fatores citados e diversos outros não citados. A média de duração 80% dos e-commerce já abertos no Brasil é um pouco mais de um ano.


            Por essa razão, é preciso ter cuidado, organização e planejamento em cada uma das áreas que são envolvidas pelo comércio digital. Cada empresa tem sua peculiaridade, porém não é difícil cometer os mesmos erros que as outras já cometeram. 

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