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Com a concorrência de hoje em dia, o pós-venda é a melhor forma de evitar que seu cliente te deixe na mão.
É normal que o consumidor hoje em dia experimente comprar em diferentes lojas.
Com tantas opções disponíveis, ele provavelmente vai procurar a de menor preço para comprar não é?
Não é! Com um bom trabalho de pós-venda, é possível fidelizar um cliente a ponto de ele não pensar em outra loja além da sua.
Quer saber montar um bom planejamento de pós-venda? Então dá uma olhada nessas 3 dicas:
Primeiramente, mantenha os dados do cliente atualizados.
Poxa, lembrou de um cliente que comprou um monte de produtos no ano passado, e quer entrar em contato com ele de novo para oferecer novos produtos?
Seria uma ótima ideia, se o telefone dele não estivesse desatualizado.
Manter os dados de seus clientes atualizados é primordial para a sua estratégia de pós-venda.
Sempre que for se comunicar com um cliente, peça para que ele confirme esses dados.
Isso não vai tomar muito tempo nem seu e nem do cliente, e será de benefício para ambas as partes.
Entre em contato depois da entrega.
Acompanhar suas entregas é um excelente passo para mostrar que você se importa com o cliente.
Após o pedido chegar, entre em contato para saber se tudo chegou como combinado, se o produto satisfez as suas expectativas, e para mostrar que você está alí, presente.
Esse cuidado todo passa para o cliente a ideia de que você realmente se importa com ele, não apenas com seu dinheiro.
Os melhores meios para esse contato são com certeza o telefone ou as redes sociais.
Isso porque eles são meios que permitem um contato mais rápido, tornando a conversa um pouco mais pessoal.
Toda reclamação merece atenção.
Por mais pequena e esquisita que seja a reclamação do cliente, vale a pena ver se ela tem cabimento.
Muitos donos de ecommerce caem no erro de ignorar as reclamações dos clientes, e isso é um tiro no pé.
Ninguém reclama sem motivo. Se alguém disse algo ruim sobre seu produto, entre em contato, entenda o que levou àquela reclamação
De fato ninguém agrada todo mundo, mas busque sempre agradar máximo de gente possível!
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Obrigado e um abraço!