QUAL A MELHOR FORMA DE COMEÇAR UM SITE?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas acham que a criação de um site é um desperdício de tempo e dinheiro, mas mal sabem elas que com um site além de posicionar melhor sua marca, negócio ou canal, você demonstra mais seriedade e profissionalidade no assunto.

Por essa razão, vamos falar neste texto sobre qual é a melhor forma de começar um site. Você vai ler sobre os aspectos técnicos necessários, além disso vai entender sobre como um site deve funcionar (o que você deve fazer ou não).

Tecnicidades

As primeiras coisas que você precisa saber para criar sua plataforma é: domínio e hospedagem. Domínio também pode ser conhecido como URL. É o que o usuário digitará na barra de endereço do navegador para acessar seu site (exemplo: no nosso caso, o domínio é rpsolucoes.net.br). Os domínios mais comuns são .com e .com.br, para tê-lo é preciso registrar e pagar. O órgão responsável por gerir os domínios brasileiros é: registro.br.

Se o domínio é o endereço, a hospedam é o local que está neste endereço. Lá você encontrará todas as imagens, textos e conteúdos que estão hospedados no seu site. Existem três planos de hospedagem: compartilhada, dedicada e na nuvem. A primeira é mais acessível financeiramente, mas você divide espaço com outros sites hospedados no mesmo servidor. A segunda, é um espaço individual e dedicado ao seu site. E a terceira, é um espaço individual na nuvem – a diferença desta para a segunda, é que seu site não ficara guardado num computador físico e não sofrerá possíveis problemas de hardware.

O último ponto técnico que você precisa saber é sobre a construção de seu site. Hoje em dia, existem diversos softwares que desenvolvem sites prontos gratuitamente, mas que possuem layouts básicos e compartilhados com diversas pessoas. O diferencial de contratar um desenvolvedor de sites é que você atendido pessoalmente, tendo suas necessidades supridas e recebe um layout único.

Objetivos

Em segundo lugar, você precisa pensar nos objetivos do seu site: 1) apresentar serviços e/ou produtos; 2) mostrar a localização do seu negócio; 3) abrir um local de contato com sua empresa; 4) divulgar conteúdos educativos ou de outros tipos; entre outras coisas.

Para além disso, você precisa pensar num objetivo principal: você quer fazer sua empresa ter mais visibilidade?; quer gerar conteúdo (imagens e textos)? Tudo isso precisa ser pensado com o maior cuidado, levando em consideração quem é seu público e o que ele esperar encontrar no seu site.

Funcionalidade

Esta parte é para você pensar: quantas páginas meu site terá? Eu preciso de uma página inteira para o ‘quem somos nós’? Meu site terá uma página de visualização do mostruário?

A funcionalidade do seu site tem muito a ver com uma coisa que chamamos de hierarquia da informação. É a forma de pensar sobre o que é mais importante para ser mostrado na página inicial, o que pode ser colocado em páginas secundárias, o que pode ser retirado e deixado de lado. Sempre lembrando que o usuário ou cliente deve se sentir bem ao acessar seu site, deve conseguir usar com facilidade e não ficar perdido nem confuso.

Conclusão

Então, a melhor forma para o desenvolvimento de um site é o planejamento e organização dos objetivos e critérios que estarão disponíveis nele. Sempre se colocando no lugar do usuário que o acessará.

E aí, tirou suas dúvidas sobre como montar um site? Tem vontade de fazer um para sua empresa ou negócio? Aqui na RP Soluções Web desenvolvemos sites centrados no usuário e com um layout incrível e único para você.

Gostou do texto? Comente aí embaixo o que achou e compartilhe nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *