É PRECISO MUITO INVESTIMENTO PARA COMEÇAR UMA LOJA VIRTUAL?

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Muitas pessoas sonham em abrir o próprio negócio e deixar de lado a vida de subordinado, assim como muitas mais pessoas desistem deste sonho pelo mesmo motivo: dinheiro. O “capital inicial” para abertura de uma empresa é essencial e precisa ser muito bem investido.

Em alguns casos, este capital é milionário, em outros, mil reais já podem resolver. “Mas e para um e-commerce?” talvez você se pergunte e nós já te adiantamos a resposta: não! Não é necessário muito investimento para começar uma loja virtual.

Podemos dizer que a abertura de um e-commerce possui três áreas iniciais que vão demandar gastos: estoque, estrutura e capital de giro.

Estoque inicial

O estoque inicial são as peças que você, empreendedor, precisará adquirir para mais tarde repassar ao consumidor, logo é um dos gastos mais importantes de um e-commerce e é preciso ter muito cuidado ao calculá-lo.

Pesquise muito antes de fechar uma parceria com determinado fornecedor. Centavos economizados no valor unitário podem lhe render milhares de reais ao longo de um ano.

Estrutura inicial

Este será um dos seus menores gastos dentre os pontos que levantamos e quando falamos de estrutura inicial, estamos falando do “site” propriamente dito ou seja, o domínio, hospedagem, layout e interface, mas ainda da formalização do seu e-commerce como empresa jurídica.

Em nosso último artigo falamos sobre todos os aspectos técnicos e objetivos que você precisará pensar na hora de abrir sua loja virtual.

Quanto aos processos de formalização jurídica, fique tranquilo: com a abertura de um MEI (Microempreendedor Individual) o tempo e processo para abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ficou facilitado e menos burocrático. Você pode ler mais sobre aqui.

Capital de Giro

Talvez seja o maior gasto entre os três. Mas e o que é isso? É aquele dinheiro que você terá em conta para que assim sua operação continue funcionando de maneira saudável.

Para calcular o capital de giro da sua loja virtual, você precisa levar em conta alguns fatores como vendas a prazo – você precisa pagar o fornecedor hoje, logo é necessário estar preparado com um dinheiro reserva, pois o pagamento só cairá tempos após a venda.

Além disso, outros fatores podem exigir empresas terceirizadas ou mais trabalho individual para você. É preciso se perguntar: quem fará a contabilidade da empresa? Bem como quem será responsável pelo marketing digital? Quem fará a entrega dos meus produtos? E diversas outras perguntas que demandam planejamento de gestão!

Conclusão

Apesar de termos estes três gastos, um e-commerce sai relativamente na frente de uma loja física. As vantagens de uma loja virtual são maiores e mais baratas do que outros tipos de loja. A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-SP) elaborou um guia prático chamado Quanto custa um e-commerce? e vale a pena dar uma conferida.

E se você está pensando em abrir um e-commerce aqui na RP Soluções Web este processo é facilitado e pensado exclusivamente para você.

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