COMO SABER SE MEU SITE FOI BEM FEITO?

Tempo de leitura: 3 minutos

Vamos supor que você acaba de criar um site para sua empresa. Você acompanhou todo o processo de construção da plataforma e achou o design incrível. Mas, depois de um tempo você começa a perceber que ele não está dando os resultados esperados.

Talvez você se pergunte o porquê. E a resposta desta pergunta depende de muitos fatores e, provavelmente, o fator que mais se destaca é que seu site não foi “bem feito”. E nós vamos explicar alguns motivos para essa afirmação.

Sites responsivos

Há alguns anos atrás, para acessarmos qualquer plataforma que seja, precisávamos ligar nosso computador e notebook, mas a internet se expandiu por todo mundo e as suas formas de acesso também.

Hoje em dia, podemos acessá-la tanto pelos computadores quanto pelos dispositivos móveis como celulares e tablets. E foi aí que os problemas começaram a surgir.

Quando mudamos de um dispositivo para outro, de um computador ao celular, por exemplo, as dimensões da tela também mudam, certo? E é aí que os sites com tecnologias responsivas entram: eles possuem a capacidade de se adaptar a esses diferentes meios sem que prejudiquem a experiência do usuário, ou seja, os texto e imagens ficam proporcionais as telas sem necessitar do “zoom”, o layout se adapta as dimensões sem se desconfigurar, entre outros pontos.

Arquitetura da informação

Bom, talvez o título seja autoexplicativo, mas quando falamos de arquitetura da informação associada a sites estamos dizendo que aquele site segue uma linha de raciocínio intuitiva. Um exemplo são sites institucionais que possuem algumas páginas básicas: a home ou página inicial onde estarão alojados informativos e postagens. A página inicial levará a outras páginas, como: quem somos, serviços e contato.

A arquitetura da informação é responsável por hierarquizar os conteúdos dentro de um site, do mais importante ao menos de forma que o usuário ache facilmente as informações que procura. Logo, quando um visitante entrar em seu site e procurar o seu serviço, ele não clicará em uma aba chamada “quem somos”.

Um layout mal projetado

Quem já ouviu aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? E isso, geralmente, é verdade. Atualmente, a aparência de um site vai dizer muito sobre a profissionalidade que você ou aquela empresa possuem.

Sites com layouts bem desenvolvidos tendem a impressionar o usuário, fazendo que ele permaneça mais tempo na plataforma e explore mais páginas. Claro que o design do seu site não é tudo e nem o ponto mais importante, mas é um fator crucial

Conclusão

Identificou algum dos problemas citados no seu site? Se a resposta for sim, é melhor começar a pensar como resolvê-los. Quando estamos falando de plataformas que atendem a outras pessoas, é preciso praticar o exercício de se colocar no lugar do outro: como você se sente quando acessa um site que não é centrado no usuário?

E se você está procurando a melhor forma de criar um site para seu negócio ou precisa de uma reformulação, aqui na RP Soluções Web você tem tudo isso,

Gostou do texto? Comente aí em baixo o que achou e compartilhe em suas redes sociais. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *