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Nos últimos anos, os e-commerces e marketplaces têm crescido consideravelmente no Brasil. Isso pode se dar por alguns fatores como o acesso facilitado à internet e o aumento de dispositivos móveis inteligentes, celulares e tablets.
Mesmo assim, ainda existe gente que desacredita nas vendas feitas pela internet e isto pode ter vários motivos, como golpes, serviços ruins, sites mal planejados e até falta de coragem para comprar ou paciência para esperar. Então, separamos alguns dados que comprovam como o comércio eletrônico tem crescido no Brasil a fim de desmitificar alguns boatos.
Crescimento do e-commerce
Primeiro você sabe o que é m-commerce? Basicamente, é mobile commerce, ou em português, comércio móvel. É todo tipo de compra realizado por celulares ou tablets.
E é uma área do comércio digital que tem crescido muito: só no primeiro semestre de 2018 houve um aumento de 41% nos pedidos feitos por dispositivos móveis, em relação ao mesmo semestre de 2017. Um aumento de mais de 1 bilhão de reais, segundo a Ebit, empresa especializada em análise de dados do e-commerce.
Faturamento de R$ 47,7 bi, em 2017
De acordo com a 37º edição da pesquisa Webshoppers (2018), o faturamento do e-commerce, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou R$ 44,4 bi.
A elevação nos números se deu porque, em 2017, houve 111,2 milhões de pedidos feitos nos e-commerces, ante 106,3 milhões do ano anterior — uma expansão de 5%. Também é importante salientar que esse dado se refere aos produtos do tipo B2C – business-to-consumer, ou seja, empresa para consumidor.
Compras à vista cresceram e representam 49,8% do total
Das compras feitas no ano passado, 49,8% foram pagas à vista. A Ebit destaca ainda que as transações parceladas em 2 ou 3 vezes representam 18,7% do volume total, enquanto parcelamentos entre 4 e 12 vezes significam 31,5%.
Segundo estudo do Atlas, 35,5% dos pedidos efetuados tiveram o boleto como forma de pagamento, sendo que, desse total, 48,5% foram efetivamente quitados. Geralmente, boletos são pagos à vista.
Aumento no consumo de produtos C2C
Se B2C se refere aos produtos novos que são vendidos por empresas, os produtos C2C são artigos novos ou seminovos vendidos de consumidores para consumidores, daí vem a sigla do inglês: consumer-to-consumer. Só de 2016 para 2017, houve um aumento, em reais, de mais de 10 bilhões. Um aumento de 6%, segundo a Ebit.
Conclusão
E aí, deu para perder um pouco do receio de fazer compras pela internet? As lojas virtuais são um modelo de comércio seguro e que ainda tem muito a crescer, tanto econômica como socialmente no nosso país.
E se você está procurando a melhor maneira de começar um e-commerce, aqui na RP Soluções Web você tem um atendimento diferenciado e planejado especialmente para você e seu negócio.
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